Recentemente fui convidado a realizar uma palestra sobre propaganda e consumo para o ensino médio do colégio Ideal. Disponibilizarei aqui um resumo dos ítens trabalhados durante esse bate papo:
. A importância da Comunicação
Para entendermos a relação do consumo com a propaganda, primeiramente precisamos entender o que é propaganda. Bem mais do que os anúncios entre os intervalos das novelas de TV, ela faz parte de algo maior, conhecido como Comunicação.
O campo da comunicação possui interessantes estudos do comportamento humano, já que a comunicação é um processo social fundamental. Sem a comunicação não existiriam os grupos e a sociedade como conhecemos.
. Processo comunicativo
Antes de tudo, o termo comunicação, que vem do latim tornar comum, refere-se a conduzir informação. O processo de comunicação consiste em um transmissor, uma mensagem e um receptor, e esta mensagem transmitida deve ser compreendida pelo receptor. Basicamente, comunicação é transmitir idéias entre indivíduos.
. Público-alvo
Quando você comunica, é preciso comunicar a alguém. Na propaganda, esse alguém é chamado de público-alvo. Dentre todas as pessoas atingidas por uma propaganda, principalmente este grupo é o que a mídia pretendia atingir.
Quando nos comunicamos através dos meios que um grande número de pessoas tem acesso, como a TV, Rádio, outdoors, denominamos esse processo de comunicação de massa.
A propaganda estuda o comportamento do público-alv o para descobrir quais os seus hábitos de consumo e o que o motiva a comprar. Através destas informações é que a linguagem voltada para esse público é criada, em um anúncio.
Garoto Bom bril: exemplo de definição de público-alvo, em anúncio
. Afinal, o que é Propaganda?
O campo de atuação em comunicação é comumente dividido em três eixos: Jornalismo, Relações Públicas e Propaganda. Isto não significa que os profissionais de comunicação se limitem a esse tripé, já que as possibilidades de se trabalhar com comunicação são bem amplas, como em moda, cinema e muito mais além disso.
O papel do publicitário, enquanto comunicador, é essencialmente transmitir e disseminar, propagar, difundir idéias ao seu público-alvo. No entanto ele deve informar e cumprir seu papel através de um conceito e uma linguagem apropriada à recepção daquele público-alvo. Isso pode ocorrer através de um texto mais pessoal e argumentativo ou de uma linguagem visual mais emotiva, por exemplo.
Ou seja, a propaganda não vende produtos e serviços, como todos pensam. A função da propaganda é transmitir idéias e conceito. E vender satisfação
Mas nem sempre isso foi assim. Difícil entender? Vamos lá.
Anúncio do Leite Ninho, do especial em vídeo “45 anos de propaganda no Brasil” (1995)
. Um pouco de história
A propaganda gera necessidades de compra? Ou ela apenas influencia dentro de necessidades já existentes em nós? Para que a gente entenda o porquê da sociedade atual se voltar tanto para o consumo, precisamos olhar um pouco para trás.
Até o início do século 20 a relação entre consumidor e produto era apenas funcional. Você comprava baseado na função que aquele objeto desempenhava, de modo a suprir alguma de suas necessidades.
Com os avanços tecnológicos, a produção industrial começou a crescer e não mais se limitava a produzir apenas o que o consumidor realmente necessitava. Como vocês sabem, quando a oferta é grande e a procura é pequena, o preço cai. E o meio mais eficaz encontrado para escoar essa produção se chama: Propaganda!
As agências de propaganda se posicionam a partir de então para atender essa necessidade da sociedade, divulgando os diferenciais de cada produto com cada vez mais criatividade e de uma forma interessante de seduzir o consumidor: Agregando valor. A partir de então os objetos de consumo não são mais comprados pelo âmbito funcional, mas pelo que representam, ou seja, o âmbito simbólico. A sensação de satisfação passa a ser priorizada, deixando a função e necessidade em segundo plano.
No marketing há um conceito denominado de “AIDA”, que nomeia quatro passos a serem seguidos pela propaganda – Despertar a Atenção, e mantê-la através do Interesse, gerar Desejo e provocar a Ação de compra, fechando o ciclo.
. Industria Cultural
Esse valor agregado aos produtos e serviços não são divulgados ao público apenas no “horário de intervalo”, mas na maioria da produção cultural que temos acesso.
Indústria cultural é como se convencionou chamar o conjunto de empresas cuja principal atividade econômica é a produção de cultura com fins lucrativos, através de mídias de massa. Tv, Rádio, Jornais, Revistas e Entretenimentos passam a ser elaborados de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos e atingir a sociedade como um todo.
E essa produção incentiva o consumo não só através do conteúdo, mas também através das inúmeras “facilidades” de compra disponibilizadas ao consumidor.
No anúncio que eu vou mostrar a seguir, é possível perceber como, na propaganda, são utilizados elementos que remetem às nossas experiências.
Prisma, seu primeiro grande carro
. Manipulação? O.o”
Mas espera aí. Apesar disso tudo, você acredita que a mídia influencie seus desejos e controle seus atos de compra como uma marionete?
É claro que não! Eu os induzi a dizer que não porque eu tendenciei a pergunta explorando um ponto importante: A imagem de vocês. Ninguém gostaria de sujar a imagem que os outros têm de você levantando a mão e assumindo ser uma marionete. E a imagem que cada um tem de si é um ponto importante na questão da propaganda e do consumo.
. E eu, onde é que fico?
O contexto em que a sociedade vive atualmente proporcionou o surgimento de um individuo muito preocupado com seu estilo de vida e com sua imagem, que não aceita de forma ingênua o que é exposto pela mídia. Ele adquire produtos, ou melhor, símbolos, tanto para alcançar exclusividade e status, quanto para se inserir em algum grupo social.
E a propaganda, percebendo essa demanda apresentada pelo consumidor, pelo mercado e pela sociedade como um todo, reforça essa atitude, apresentando cada vez mais exclusividade e valor agregado em sua linguagem. Confuso, não?
. Propaganda também é informação.
Hoje as empresas buscam agregar valor através de um ponto que realmente faz a diferença na sociedade. A responsabilidade social e sócio-ambiental. Entre dois produtos de qualidade muito próxima, o consumidor prefere levar um que demonstre se importar com a sociedade e com o planeta.
Além disso, através da propaganda podemos difundir idéias importantes à toda sociedade. Como nos anúncios a seguir, que tratam exatamente do comportamento do consumidor perante as ações da mídia.
Anúncios da Dove Foundation (clique para ver o post com os vídeos)
E é esse o tipo de propaganda que eu queria apresentar vocês. Que cumpre seu papel de disseminar idéias e vender conceitos e satisfação, mas que ao mesmo tempo consegue transmitir uma mensagem agradável, criativa, e informar. Mas esse consumo consciente parte não
E, pra concluir, após falarmos sobre valor agregado e sedução, eu quero mostrar um ultimo anúncio que explora o fator emocional e as experiências do consumidor para apresentar a que veio. Durante o anúncio eu quero que todos pensem em que experiências ele os remete. Nesse ponto a propaganda se aproxima da arte.
"Balls", anúncio para o televisor Sony Bravia
Até a próxima!
Para entendermos a relação do consumo com a propaganda, primeiramente precisamos entender o que é propaganda. Bem mais do que os anúncios entre os intervalos das novelas de TV, ela faz parte de algo maior, conhecido como Comunicação.
O campo da comunicação possui interessantes estudos do comportamento humano, já que a comunicação é um processo social fundamental. Sem a comunicação não existiriam os grupos e a sociedade como conhecemos.
. Processo comunicativo
Antes de tudo, o termo comunicação, que vem do latim tornar comum, refere-se a conduzir informação. O processo de comunicação consiste em um transmissor, uma mensagem e um receptor, e esta mensagem transmitida deve ser compreendida pelo receptor. Basicamente, comunicação é transmitir idéias entre indivíduos.
. Público-alvo
Quando você comunica, é preciso comunicar a alguém. Na propaganda, esse alguém é chamado de público-alvo. Dentre todas as pessoas atingidas por uma propaganda, principalmente este grupo é o que a mídia pretendia atingir.
Quando nos comunicamos através dos meios que um grande número de pessoas tem acesso, como a TV, Rádio, outdoors, denominamos esse processo de comunicação de massa.
A propaganda estuda o comportamento do público-alv o para descobrir quais os seus hábitos de consumo e o que o motiva a comprar. Através destas informações é que a linguagem voltada para esse público é criada, em um anúncio.
Garoto Bom bril: exemplo de definição de público-alvo, em anúncio
. Afinal, o que é Propaganda?
O campo de atuação em comunicação é comumente dividido em três eixos: Jornalismo, Relações Públicas e Propaganda. Isto não significa que os profissionais de comunicação se limitem a esse tripé, já que as possibilidades de se trabalhar com comunicação são bem amplas, como em moda, cinema e muito mais além disso.
O papel do publicitário, enquanto comunicador, é essencialmente transmitir e disseminar, propagar, difundir idéias ao seu público-alvo. No entanto ele deve informar e cumprir seu papel através de um conceito e uma linguagem apropriada à recepção daquele público-alvo. Isso pode ocorrer através de um texto mais pessoal e argumentativo ou de uma linguagem visual mais emotiva, por exemplo.
Ou seja, a propaganda não vende produtos e serviços, como todos pensam. A função da propaganda é transmitir idéias e conceito. E vender satisfação
Mas nem sempre isso foi assim. Difícil entender? Vamos lá.
Anúncio do Leite Ninho, do especial em vídeo “45 anos de propaganda no Brasil” (1995)
. Um pouco de história
A propaganda gera necessidades de compra? Ou ela apenas influencia dentro de necessidades já existentes em nós? Para que a gente entenda o porquê da sociedade atual se voltar tanto para o consumo, precisamos olhar um pouco para trás.
Até o início do século 20 a relação entre consumidor e produto era apenas funcional. Você comprava baseado na função que aquele objeto desempenhava, de modo a suprir alguma de suas necessidades.
Com os avanços tecnológicos, a produção industrial começou a crescer e não mais se limitava a produzir apenas o que o consumidor realmente necessitava. Como vocês sabem, quando a oferta é grande e a procura é pequena, o preço cai. E o meio mais eficaz encontrado para escoar essa produção se chama: Propaganda!
As agências de propaganda se posicionam a partir de então para atender essa necessidade da sociedade, divulgando os diferenciais de cada produto com cada vez mais criatividade e de uma forma interessante de seduzir o consumidor: Agregando valor. A partir de então os objetos de consumo não são mais comprados pelo âmbito funcional, mas pelo que representam, ou seja, o âmbito simbólico. A sensação de satisfação passa a ser priorizada, deixando a função e necessidade em segundo plano.
No marketing há um conceito denominado de “AIDA”, que nomeia quatro passos a serem seguidos pela propaganda – Despertar a Atenção, e mantê-la através do Interesse, gerar Desejo e provocar a Ação de compra, fechando o ciclo.
. Industria Cultural
Esse valor agregado aos produtos e serviços não são divulgados ao público apenas no “horário de intervalo”, mas na maioria da produção cultural que temos acesso.
Indústria cultural é como se convencionou chamar o conjunto de empresas cuja principal atividade econômica é a produção de cultura com fins lucrativos, através de mídias de massa. Tv, Rádio, Jornais, Revistas e Entretenimentos passam a ser elaborados de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos e atingir a sociedade como um todo.
E essa produção incentiva o consumo não só através do conteúdo, mas também através das inúmeras “facilidades” de compra disponibilizadas ao consumidor.
No anúncio que eu vou mostrar a seguir, é possível perceber como, na propaganda, são utilizados elementos que remetem às nossas experiências.
Prisma, seu primeiro grande carro
. Manipulação? O.o”
Mas espera aí. Apesar disso tudo, você acredita que a mídia influencie seus desejos e controle seus atos de compra como uma marionete?
É claro que não! Eu os induzi a dizer que não porque eu tendenciei a pergunta explorando um ponto importante: A imagem de vocês. Ninguém gostaria de sujar a imagem que os outros têm de você levantando a mão e assumindo ser uma marionete. E a imagem que cada um tem de si é um ponto importante na questão da propaganda e do consumo.
. E eu, onde é que fico?
O contexto em que a sociedade vive atualmente proporcionou o surgimento de um individuo muito preocupado com seu estilo de vida e com sua imagem, que não aceita de forma ingênua o que é exposto pela mídia. Ele adquire produtos, ou melhor, símbolos, tanto para alcançar exclusividade e status, quanto para se inserir em algum grupo social.
E a propaganda, percebendo essa demanda apresentada pelo consumidor, pelo mercado e pela sociedade como um todo, reforça essa atitude, apresentando cada vez mais exclusividade e valor agregado em sua linguagem. Confuso, não?
. Propaganda também é informação.
Hoje as empresas buscam agregar valor através de um ponto que realmente faz a diferença na sociedade. A responsabilidade social e sócio-ambiental. Entre dois produtos de qualidade muito próxima, o consumidor prefere levar um que demonstre se importar com a sociedade e com o planeta.
Além disso, através da propaganda podemos difundir idéias importantes à toda sociedade. Como nos anúncios a seguir, que tratam exatamente do comportamento do consumidor perante as ações da mídia.
Anúncios da Dove Foundation (clique para ver o post com os vídeos)
E é esse o tipo de propaganda que eu queria apresentar vocês. Que cumpre seu papel de disseminar idéias e vender conceitos e satisfação, mas que ao mesmo tempo consegue transmitir uma mensagem agradável, criativa, e informar. Mas esse consumo consciente parte não
E, pra concluir, após falarmos sobre valor agregado e sedução, eu quero mostrar um ultimo anúncio que explora o fator emocional e as experiências do consumidor para apresentar a que veio. Durante o anúncio eu quero que todos pensem em que experiências ele os remete. Nesse ponto a propaganda se aproxima da arte.
"Balls", anúncio para o televisor Sony Bravia
Até a próxima!
11 comentários:
muito show o blog!
mtoooo locooo meeeeeeeeeeu!!!
amei caraaaa
bjocas
peguei okkkk!!!
anonimo disse:
Parabéns! Amei seu blog e em particular esse artigo PROPAGANDA E CONSUMO. Sou professora de arte e estava querendo algo sobre esse assunto para trabalhar com meus alunos.Com esse artigo tenho um direcionamento para desenvolver habilidades diversas. Obg. Abraço!
Muito bom o site. Também sou estudante da area e me identifiquei bastante! Sucesso!
Muito bom!
me ajudou muito em meu trabalho escolar.
fala sério na próxxima
n era o q eu queria
nd aver credooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
eu queria relaçao de produto com propraganda
seu blog está de parabéns! não só me ajudou a fazer meus trabalhos como também me informou sobre algumas coisas que eu não teria noção sobre a propaganda, e ainda mudou minha forma de pensar sobre ela.
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