sábado, 20 de outubro de 2007

Existe mais vida além disso?


Muitos novos visitantes através das indicações dos blogs dos amigos Luiza Voll (Favoritos) e Noblat (Blog do Noblat). Esse é o tipo de coisa que nos motiva a continuar nossa jornada criativa, refletindo sobre o pequenos atos cotidianos.

A
criação é um desses atos.

Consultando o Houaiss, encontramos 3 páginas de definição para essa palavra, vinda do latim,
creatione. Umas das primeiras, obviamente após o ato atribuído a Deus de dar existência a todos os seres a partir do nada, é a "ação humana de conceber, de inventar, gerar, de aperfeiçoar o que já existe, dar existência ao que não existe, ou ainda, de dar nova forma e novo uso a alguma coisa". Isto pra mim é criação.

No post passado, vimos "A vida em um minuto", do curso religioso Alpha . Quando trabalhamos com criação publicitária, no conturbado dia-a-dia das agências de publicidade, se perdermos o foco, podemos acabar deixando acontecer como o vídeo, no qual as os fatos ocorrem como se a vida humana ocorresse sob a esteira de uma linha de produção em série.

A correria dos prazos, as necessidades imediatistas do mercado, o caos urbano, a pressão dos chefes... Tudo isso é passível de convivência se não perdermos de vista que estamos aqui para fazer a diferença neste sistema. Não apenas ser mais uma engrenagem dele.

Como diz no Michaelis, antes de criação ser definida como "o conjunto formado pelos departamentos de redação e arte nas agências de publicidade", a base
cria- tem o sentido de "presidir o desenvolvimento pelo alimento, assistência física e espititual". O que é vital à propagação da raça humana.

O que você está fazendo para não ser apenas mais uma engrenagem?


...Falando em pressões externas e caos urbano, o ritmo da universidade e o processo de mudança para uma nova agência me fizeram demorar mais do que eu gostaria para postar no Blog. Mas o apoio dos amigos e visitantes é o que alimenta o blog. E este alimento é a energia para cada vez mais atos criativos.

2 comentários:

Gustavo Nogueira disse...

A idéia desse post foi fazer uma nova apresentação da nossa casa, tanto para os novos visitantes quanto para os que estão aqui desde o começo.

Como toda recepção, boas vindas aos novos. E obrigado aos amigos de longa data por estarem sempre aqui (valeu pela indicação ao Noblat, Daniel =])

Atualizações ainda durante o final de semana.

Lyna Oikawa disse...

A demora por outro post valeu muito a pena, Gustavo.
Sua colocação a respeito da "perda de foco" no processo criativo é bem interessante, pois em uma das palestras que assisti do Stalimir Vieira, ele falou exatamente sobre isso. Não podemos perder o foco, pois ele é responsável pelo conceito, objetivo de uma peça ou campanha, sem ele simplesmente não saíremos do lugar.

Espero que os posts continuem assim, bem interessantes. =)
Beijos!!!!