segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dia internacional da Animação


28 de outubro. Foi nesta data que, em 1982 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.


Para comemorar esta data, ocorre uma mostra de curtas de animação simultaneamente em 50 cidades por todo o Brasil e em muitas outros países pelo mundo. A programação da mostra se divide em 3 blocos. O primeiro, de curtas locais; após isso, um de curtas nacionais e, por ultimo, um de curtas internacionais. E aqui vai minha singela contribuição ao D.I.A.:


Mostra Paraense: Admirimiriti (Andrei Miralha)

- Miro, um boneco de miriti, vive muitas aventuras no arraial que ocorre durante o círio de Nazaré, em Belém do Pará, em busca de seu grande amor.




Mostra Nacional: Juro que vi - Curupira (Fábrica de Quadrinhos)

Uma ótima forma de resgatar a cultura e o folclore brasileiro através de uma linguagem visual muito expressiva e bonita..




Mostra Internacional: Lifted (Pixar)

- O mais recente curta da Pixar, adquirida recentemente pela Disney. Apesar de não ter feito pare da mostra que ocorreu hoje, neste acompanhamos a tentativa de um desengonçado extraterrestre de abuzir um ser humano e poder, enfim, ser aprovado no exame de novos motoristas de naves espaciais.



Espero que gostem!


Nenhum comentário: