terça-feira, 4 de setembro de 2007

Animamundi 2007


Nos dias 29 de agosto a 02 de setembro ocorreu o Animamundi Especial Pará 2007, parte do 15º festival Animamundi. E eu estive por lá, assistindo grande parte da programação e participando das oficinas.


Apesar de não ser o primeiro ano em que vou ao Animamundi, nunca havia ido como "estudante de animação". Percebi que eu estava com um olhar mais minucioso sobre as produções e um interesse em mais do que apenas entretenimento.


A primeira grande diversão foi as oficinas do Estúdio Aberto, no qual eu participei da Pixelation. O nome é esquisito mas é feito com pessoas de verdade como se fossem bonecos, executando movimentos absurdos e os fotografando quadro-a-quadro. Me fantasiei e, junto com dois amigos, gravamos uma história meio absurda de uma bóia assassina comedora de gente. O processo de "filmagens" foi tão engraçado que rendeu entrevista na TV Cultura e na TV Liberal e uma chamada com um pedacinho do filme no programa "É do Pará".


Das 8 sessões que vieram para Belém, assisti 6. E deu pra tirar um panorama geral. Em sua maioria, os curtas estão ficando cada vez mais profissionais. "Ovelhas" ("Moutons", França) conta a história de um pastor tentando arrebanhar ovelhas no fundo do mar que nascem da espuma das ondas, através de um visual maravilhoso. Também foram exibidas ótimas histórias mesmo utilizando um estilo mais simples, a lá South Park, como em "Duas Coisas que os Seres Humanos Realmente Amam Fazer" ("Le Due Cose Preferite Dagli Esseri Umani", Itália), no qual um extraterrestre muito muito amigável tenta manter contato com os seres humanos.


Também haviam muitos filmes meio deslocados... Mas sempre tinha pelo menos um ou dois por sessão que a faziam valer a pena. E o destaque do festival foi "Um duelo de Cavalheiros" ("A Gentlemen´s Duel, EUA) que foi como um teaser do estúdio Blur, que pretende entrar no mercado para concorrer com os peixes grandes como Pixar/Disney e Dreamworks.


Assistam e deixem suas impressões nos comentários:


7 comentários:

Gustavo Nogueira disse...

Lembrando que apenas Belém/PA e Belo Horizonte/MG têm edições especiais do festival, que ocorre no resto do país apenas no Eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

Aqui ele ocorre como uma iniciativa do Instituto de Artes do Pará - IAP, com patrocínio do Governo do Estado e de algumas empresas privadas.

Jeh :D disse...

ki divertiiiiiiido
pooooooxa
e u keria ter visto o resto... pena q n deu! :P
eu amei o lavatory(lovestory kkkkk):P
enfim...
bjoka mooooço!
adorei o blog! :D

Anônimo disse...

Buááááá...
só assisti a dois blocos de curtas. =(

Guuuuuust, seu texto está muito bom mesmo, como te falei no MSN, está fluindo... ^^

Beijão!

Teste - Cláudio Puty disse...

Classificados do Ato Criativo:

Vendo uma camisa do animamundi ,masculina, tamanho P pro apenas R$ 30 Reais. =D

Anônimo disse...

muitas coisas à dizer...

primeiro parabéns por ter lutado e conseguido q seu blog se intitula "Ato Criativo"!

infezlimente não fui à nenhum dia do animamundi, por pura preguiça admito! mas vendo pessoas como vc, que admiram e praticam a arte da animação, vejo q existem mais motivos ainda q justificaram minha ausência por lá...hehehe

Não deu pra ler tudo, mas o pouco que vi deu pra notar que vc está em um caminho muito bom..caminhos de criações produtivas!!!

Parabéns Gust!

bjão

Diego Pajeú disse...

Aew! Faltou só uma parada tua pra concorrer lah no Anima... Parabéns pelo Blog... Que tal rolarem alguns mini-cursos por aki hein? Só uma ideota...
Falow,

>P4j3ú

Anônimo disse...

Ola,
my triocular aliens are grateful for your words on the short.
(two things human beings really etc. etc.)
So, today they've decided to not destroy the Earth (uhm...maybe tomorrow they'll do that)
;-)

thanks !

Macchia