sábado, 25 de agosto de 2007

Técnicas de Animação 2D - módulo 1



Nas semanas de 13 a 24 de agosto, ocorreu o módulo 1 do curso de técnicas de animação 2D, ofertado pelo IAP - Instituto de Artes do Pará, e ministrado por Fernando Alves. A bagunça que é costume quando se reune em um mesmo espaço um monte de publicitários/designers/artistas (agora potenciais animadores) ocorreu durante as noites, de 18h às 22h.

Fernando Alves, ex-aluno de Medicina que largou a universidade para fazer 'desenho animado', já participou do festival em Gramado, com seu curta 'Menino Urubú'. Ele preparou o módulo básico com um pouco da história da animação e conceitos como planejamento de cena; keyframes (extremos e posições de passagem); noções de tempo e espaço na animação; e muitos exercícios práticos de movimentação básica como andar, correr, saltar, dançar... Todo mundo aprendeu que paciência é primordial para trabalhar com animação.

Além do aprendizado, o melhor dessas atividades foi o contato com outras pessoas interessadas em animação. As conversas sobre Disney e a animação 2D; as melhores (e piores) animações, o mundo digital da Pixar; quem foi quem entre os grandes mestres da animação; passando ainda por discussões sobre filmes clássicos e blockbusters, HQ's, animes e todo tipo de coisas nerd q se imaginar.

Quem quiser fazer parte ainda dá tempo! Esta foi a primeira de uma série de atividades que ocorrerão até dezembro, visando a formação dos profissionais da área de animação em Belém. Em setembro ocorre o módulo 2, com o mesmo professor e a mesma galerinha.

E que venha o Animamundi. =)

(Quem quiser comprar a bibliografia oficial do módulo 1 é simples. O "Animator´s Survival Kit" é encontrado na sessão de importados da Livraria Cultura por R$ 78,90 + Frete.)

5 comentários:

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhhh
adorei!!!

Marcelo disse...

Consegui!!!!!

Cara, tá ANIMAL o post!
tirando a resolução péssima da foto, q ueu não gostei, o texto flui muito bem!

Unknown disse...

Gus, que bom ver este blog. E que bom ver teu texto fluindo fácil, leve. Sobretudo, que bom ver o pique, a motivação, a centelha por trás de tudo, pronta a virar labareda :-) Adorei.

Gustavo Nogueira disse...

Eu sou o de boné, na foto. Nesse dia o moicano estava de folga =)

Anônimo disse...

poxa,eu estava muito interessada em fazer o curso de animação.
Mais fui lá no IAP e me disseram que só podia fazer quem já tinha experiência.
olha,se eu me interessei é poque queria aprender gosto de animação.
Faço graffiti conheço muitos artistas em belém,e acho um absurdo a falta de oportunidade que o IAP não dá.
É uma circulo fechado de artistas que não dão espaços para os novos.

orkut:cely@graffitibebs.com